0G3Hw5WLTkSD0jyrdYEMGQ.jpg
 

PARA VOCÊ QUE PRECISA LIDERAR UMA ESTRATÉGIA ANALÍTICA E DE DADOS #AnalyticalLeadership

ESTRATÉGIAS PARA LÍDERES ANALÍTICOS

Muito se fala em organizações data-driven, afinal, em um mundo com tantos dados, tomar decisões de negócio sem consumir e usar as melhores informações eleva o risco de um fracasso.

Mas será que os líderes de empresas estão preparados para acelerar esses processos tecnológicos e analíticos?

Para ajudar nesse desafio criamos esse programa direcionado para o desenvolvimento de lideranças analíticas. Não estamos falando apenas de líderes da área de dados, e sim de líderes de qualquer área de negócio que já perceberam que a tecnologia da informação pode contribuir muito com suas decisões, mas ainda tem dificuldades de saber por onde começar a compreender melhor como liderar essa revolução.

Líderes analíticos são aqueles que, de alguma forma, beneficiam-se da tecnologia da informação para acelerar o processo de consumo e uso de informação para assim reduzir o fator “achismo" existente em todo processo decisório. E essas, são exatamente as premissas que seguimos para construir esse curso.

Nos laboratórios de ciência de dados da CAPPRA, estudamos exaustivamente esse processo de decisão, e criamos métodos e práticas para transformá-lo em algo sustentável e contínuo, pois usar esporadicamente relatórios para provar a própria opinião não pode ser a postura de um líder analítico. Como sair de um fluxo em que as ideias sao geradas e posteriormente justificadas para um em que elas sao geradas a partir da informaçao qualificada e organizada?

O programa vai explorar, de forma prática, inúmeras aplicações de ciência de dados que beneficiam a geração/sustentação de negócios e métodos que quando aplicados tornam-se poderosas ferramentas de gestão e que impactam diretamente na performance da organização. Criamos um programa em que o perfil do líder analítico será trabalhado durante o decorrer do programa, baseado em implementações e experiência de casos que deram certo e que não deram, de cultura analítica que a CAPPRA realizou nos últimos 10 anos.

Esse programa é indicado para líderes de todas áreas de negócio: de RH, a Vendas, Marketing, Logística, Compras, Tecnologia ou Serviços. Acreditamos que todos precisam se adequar a este momento evolutivo que vivemos, em que o mundo digital se transforma em algo muito mais analítico do que tecnológico. Temos a nossa disposição ferramentas tecnológicas, muita informação e conhecimento técnico para análises e desenvolvimento de modelos. Mas ainda é necessário um profundo desenvolvimento dos profissionais que estão atuando e liderando esse cenário. Para isso, precisamos de líderes de negócios com mentalidades analíticas, que sejam verdadeiros agentes da transformação: nosso objetivo com este programa.

Programa de desenvolvimento de líderes analíticos:

1. A Era Analítica

Neste bloco exploraremos tudo que está acontecendo dentro da área de tecnologia da informação e da ciência de dados que um líder analítico precisa conhecer. Novas tecnologias, novas possibilidades, as diversas utilidades dos dados, bem como tudo isso pode ser utilizado como uma poderosa ferramenta para as organizações. Ao final, explorando como será o  futuro cada vez mais analítico, com a  visão do que esses líderes precisam saber daqui para frente.

2. O perfil do líder analítico

No bloco dois entramos nas  competências, habilidades e atitudes fundamentais para um líder de negócio direcionar seus times, projetos e processos com uma visão orientada por dados. Aqui, os líderes serão testados com relação a sua capacidade analítica, e pontos de reforço serão estabelecidos para seu aprimoramento individual. Atividades práticas demonstrarão as diferenças de uma liderança não orientada por dados para  uma liderança analíticas. Junto, traremos exemplos de pessoas e perfis  para simplificar a compreensão e possível adoção de melhores práticas como uma liderança analítica.

3. Hackeando processos, cultura e decisões através dos dados

No último bloco, exploraremos o elemento de maior impacto a partir do desenvolvimento de lideranças analíticas: o processo decisório. Utilizaremos aplicações reais para ampliar a compreensão e visão dos líderes sobre o tema, ensinando métodos para inspirar a utilização das práticas em qualquer área de negócio. Cultura e um tema central nesse bloco, pois nos ajuda a compreender as diferentes dificuldades enfrentadas pelas empresas hoje ao implementar processos analiticos e sera bastante explorado, da mesma forma. Esse bloco termina com uma dinâmica que simula a metodologia criada nos laboratório da CAPPRA para hackear o processo decisório de algumas das maiores organizações do mundo.

O curso é imersivo, durante 5 noites sequenciais, em que o grupo de líderes receberá, primeiramente,  conteúdo sobre o tema explorado , aplicadas em um segundo momento  de prática e uma terceira de desenvolvimento individual, em que exploraremos como continuar a aplicação dos conhecimentos recebidos durante a imersão. Esse programa executivo visa desmistificar a visão sobre o mundo analítico, onde atualmente vemos muito ruído, muitas palavras e jargões, mas pouca ação, reprodutibilidade e impacto nas organizações ou nas pessoas lideradas.


ANALYTICAL LEADERSHIP

Um curso para líderes de organizações e empresas que funciona como um manual de sobrevivência para a era "pós-transformação digital". Em um mundo cada vez mais digital, inevitavelmente precisaremos de líderes mais analíticos.


Aulas desse curso:
:::1::: Big Data Economy: Big Data deixou de ser uma moda e virou uma movimentação econômica, empresas ganham dinheiro com dados, vendem dados e até roubam dados. Nessa aula mostramos a forma de funcionamento dessa nova economia com casos reais que exploram o momento atual.
:::2::: Analytical Thinking: Líderes precisam desenvolver o potencial do pensamento analítico da organização como um todo, nesta aula exploramos os desafios e oportunidades de aplicações analíticas incorporadas aos negócios.
:::3::: Analytical Workflow: Os processos tradicionais, ainda baseado em modelos industriais, não suportam a velocidade da informação. Nessa aula exercitamos formas de reconstruir processos baseados em uma cultura mais analítica.
:::4::: Analytical Teams
: Com a crescimento de novas técnicas para levar mais ciência para os negócios, atualmente é comum encontrarmos matemáticos, estatísticos e até físicos espalhados pelas empresas. Como criar um time analítco equilibrado e mais eficiente é o tema dessa aula.
:::5::: Data Strategy: Nessa aula/hackathon, exercitamos a construção de um plano estratégico orientado por dados. Cada aluno poderá, dentro de sua própria realidade, trabalhar em frameworks que ajudam a sistematizar a concepção de um novo modelo de negócio orientado por dados.